segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Síndrome De Peter Pan



Os homens levam mais tempo para amadurecer, isso é fato! Alguns não amadurecem nunca. A síndrome do Peter Pan, é a característica atuante no homem que vive fugindo para terra do nunca, para não viver a realidade. Ele abre mão dela, sempre que possível. O portador de tão síndrome, casa com a menina quietinha, mas prefere a Sininho, vai viver esse dilema no deccorer da sua vida. É homem solto, sempre com voando, sem os pés no chão. A mulher, sempre vai assumir todas as responsabilidades cotidianos desse relacionamento. Apaixona-se perdidamente por ele, pelo seu brilho, suas aventuras, suas histórias, mas no amadurecimento do seu relacionamento, ela avança, e ele nunca muda o seu jeito de ver a vida. Na verdade, ele nem percebe o que se passa.
(Dan Kiley)


“Eles têm uma visão distorcida do que é ‘normal’ para a sua idade e não conseguem cogitar a hipótese de assumir as obrigações da vida adulta”, explica a psicóloga Neila Costa. O resultado é um adulto imaturo, narcisista, egoísta e irresponsável – um menino em corpo de homem.

HOMEM-MENINO
A rigor, a Síndrome de Peter Pan é predominante no sexo masculino. Apesar de não haver uma resposta universal para isso, entende-se que, por motivos biológicos, a mulher amadurece naturalmente mais cedo. O córtex pré-frontal das meninas, por exemplo, sai na frente em relação ao dos meninos. Por isso, elas conseguem desenvolver mais cedo o raciocínio abstrato e o controle dos impulsos. Com uma fase de amadurecimento mais tardia, o tempo possibilita ao menino “escolher”, por assim dizer, adiar essa etapa, o que leva ao desenvolvimento da Síndrome na construção de sua personalidade.
No entanto, a educação familiar e o contexto em que esse garoto viveu com certeza irão influenciar. “Uma mãe superprotetora, por exemplo, pode fortalecer essa tendência”, aponta a psicóloga Neila. Constatação óbvia: por trás de um homem-menino, é bem provável que haja uma mãe, que continua arrumando o seu quarto, dando palpite nas suas relações amorosas e ajudando-o financeiramente.

Aos Pais
Dicas para evitar que seu filho voe para a Terra do Nunca
• Não o acostume a dormir na mesma cama que você.
• Quando ele começar a andar, troque rapidamente o berço por uma cama.
• Fique de olhos nos mimos dos avós.
• Não use chupeta ou mamadeira após os 2 anos.
• O mesmo vale para as fraldas, com limite de até 3 anos.
• Permita que a criança tenha fantasias, mas deixe bem claro os limites entre
    realidade e imaginação.

Consultoria: Psicóloga Neila Costa
Por Fernando Torres

Um comentário:

  1. Oi Camila.
    Tenho acompanhado teu blog e achado bem interessante e informativo.
    Continue assim!

    ResponderExcluir